Lançado o primeiro livro da Minemosine, Onze olhares sobre a Revolução de 1924
- Minemosine

- 17 de set.
- 2 min de leitura

Foi um sucesso o lançamento, no domingo, dia 14/09, do livro Onze olhares sobre a Revolução de 1924 (PSI-7), na Pizzaria Bendita Maria, na Mooca. Mais de 70 pessoas prestigiaram o lançamento da obra, a primeira da Minemosine – Memória, História e Produções Culturais, organizado por nosso fundador, Moacir Assunção, e pelo professor Aarão Miranda, no prédio histórico que, há mais de cem anos, era o Externato Mattoso, palco de combates durante a Revolução de 1924, entre os dias 5 e 28 de julho daquele ano. A Mooca foi o bairro mais atingido pelo bombardeio indiscriminado praticado pelo governo federal contra a cidade.
O livro, de mais de 300 páginas, traz artigos acadêmicos, crônicas, um extrato de romance e um discurso de autoria de alguns dos maiores pesquisadores da chamada “Revolução Esquecida”, forma pela qual é tratada a Revolução de 1924, a segunda rebelião tenentista da história do Brasil. Foi um massacre, com mais de 500 mortos, 5 mil feridos e 2 mil prédios destruídos, além da fuga de 250 mil paulistanos da cidade.
A obra, que pode ser adquirida com os autores inicialmente e ainda terá várias sessões de autógrafos a serem divulgadas, tem textos, além dos dois organizadores dos pesquisadores Maria Clara Spada de Castro, doutora em História na temática, dos advogados Fábio Maciel e Renan Aguiar, do historiador e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramatis Jacino, do jornalista e deputado estadual Mário Maurici, dos jornalistas Eduardo Correia, J.A. Dias Lopes e Wagner G. Barreira, do advogado José Paulo Dias, do historiador e tenente-coronel da PM Sérgio Marques e do pesquisador e neto de Miguel Costa, Yuri Abyaza Costa. Além disso, a introdução é diferenciada, com uma entrevista da historiadora e professora da Universidade Federal Fluminense Anita Leocádia Prestes, filha de Luiz Carlos Prestes.
Bastante variados, os artigos tratam de aspectos diferenciados do episódio, em ordem cronológica. Para completar, ainda tem um caderno de fotografias, com imagens cedidas pela Fundação Energia e Saneamento, que tem um acervo das melhores fotos do episódio histórico.
Em alguns meses será lançado o documentário Bombardeio sobre São Paulo, baseado no livro São Paulo deve ser destruída — a história do bombardeio à capital na Revolta de 1924 (Record, 2015, 2.ª edição), de Assunção, em parceria com o cineasta Marcelo Felipe Sampaio, que foi o primeiro dele a tratar do tema. A obra, tida como uma das mais completas sobre o assunto, surgiu a partir do seu mestrado em História Social na PUC-SP, sob a orientação da professora Estefânia Knotz Canguçu Fraga.
A Minemosine, nome que homenageia a deusa grega da memória, trabalha com livros, documentários e outros produtos culturais. E está à disposição para novos projetos. Contatos pelo e-mail moacirassuncao2016@gmail.com




Comentários